Algumas mamães descobrem que já não andam sozinhas rapidamente, outras nem tanto. O que importa é entrar na árdua missão de escolher o obstetra que irá efetuar o acompanhamento durante todo o processo gestacional assim que descobrir a gravidez. Ele certamente solicitará uma série de testes e exames para o monitoramento da saúde da mulher e do bebê.
Durante o pré-natal, controla-se de maneira minuciosa a saúde da mãe e do bebê para prevenção e tratamento de qualquer distúrbio a tempo. Através de todos os exames clínicos, se obtém as informações das condições físicas da mãe e o desenvolvimento do bebê.
Segundo a SBP (Sociedade brasileira de Pediatria), os obstetras variam bastante os pedidos e quantidades de exames, mas alguns são obrigatórios e toda gestante deverá realizar.
Por aqui, na nossa gestação, tínhamos o seguinte quadro: Gestação gemelar e gestante com cirurgia bariátrica a 3 anos. Nosso pré-natal foi acompanhado bem de pertinho, com exames e consultas em quase todas as semanas. No último mês tínhamos ultrassom dia sim, dia não. Esse fato nos traz duas vertentes: na primeira, temos a alegria de ver nossas bebês dia sim dia não! E na segunda, bate a insegurança de "caramba, o médico está preocupado com as bebês!". De qualquer maneira, fomos muito bem assistidas e nossa gestação chegou até as 38 semanas exatas.
Não é só de ultrassom que é feita a rotina de exames de uma gestante. Vamos falar um pouquinho sobre eles?
SANGUE
Serão necessários quatro exames:
Tipagem sanguínea e fator RH
Verifica-se qual o grupo sanguíneo que a mamãe pertence (O, A, B ou AB) e identifica-se o fator RH (negativo ou positivo). Você sabia que uma mãe grávida pela segunda vez e que possui fator RH negativo, sendo o pai RH positivo, pode produzir anticorpos contra o sangue do bebê, que têm probabilidade se ser RH positivo? Caso isso ocorra, haverão riscos para a saúde do feto. Isso pode ser evitado através da aplicação de uma hemoglobina específica.
Hemograma
O hemograma deveria ser realizado com regularidade por todos. Durante o período gestacional, é realizado este exame para detectar se há anemia ou não (que é a redução de glóbulos vermelhos) e/ou infecções (elevação do número de glóbulos brancos.)
Glicemia
A glicemia detectará a existência da diabetes ou intolerância a glicose. Estes dois casos podem manifestar-se durante a gestação. Este exame deverá ser realizado no início e depois entre 26 e 28 semanas.
Sorologia
A sorologia detecta doenças de forma precoce, como sífilis, toxoplasmose, hepatite, HIV e rubéola. Quando não detectado nenhuma destas patologias, deverá ser repetido nos trimestre posteriores.
URINA E FEZES
A realização do exame de urina possui diversos motivos para ser realizado. Eliminar possibilidade de infecção urinária (comum entre mulheres) e proporcionar acompanhamento para mulheres diabéticas e hipertensas. Também é possível detectar presença de proteína na urina. Se houver cristais, pode ser uma tendência a formação de cálculo renal.
O exame de fezes não é obrigatório, mas sim recomendado. Através dele detecta se possíveis parasitas intestinais que deverão ser tratados a partir do segundo trimestre de gestação.
ULTRASSOM
O ultrassom não é útil apenas para ver se já parece o papai ou mamãe ou então saber o sexo do seu bebe. Através deste exame verifica-se a posição do bebê, idade gestacional, desenvolvimento de órgãos e possível data para o parto. Ah! Detecta também se a gravidez é de um bebê ou múltiplos - o que causa grande euforia na família, experiência própria! rs.
PAPA NICOLAU
O exame de papa Nicolau tem obrigação anual de ocorrer para todas as mulheres. O objetivo principal é a prevenção do câncer de colo do útero. A gestante deverá realizá-lo ao menos uma vez.
É possível que a gestante apresente o estreptococo do grupo B, e o bebê poderá desenvolver problemas respiratórios graves após o parto. Para a identificação é realizado uma verificação da mucosa do canal vaginal ao final da gravidez e, se identificado, tratamento com antibióticos específicos durante o pré-natal e talvez até um tempo após o nascimento enquanto a mulher ainda estiver no hospital
Gostou das dicas? Comente aqui para que possamos bater um papo sobre este assunto!
Beijo grande e até a próxima!
Rafa Schmidt
Fotos:
Eu gestante - Fernanda Campos
Demais - Google